sábado, 24 de setembro de 2016

The Legend of Zelda - NES - Análise

Por: Guilherme Oliveira

Todas as imagens deste post são encontradas no Google Imagens, se você encontrar uma que seja sua, me avise para que a imagem seja tirada ou creditada.

ESTE POST FAZ PARTE DOS ESPECIAIS DE COMEMORAÇÃO AOS 30 ANOS DA SÉRIE ZELDA

Resultado de imagem para zelda nes

The Legend of Zelda é o primeiro jogo da franquia de mesmo nome que revolucionou os games junto ao ícone dos games, o Mario Bros.. The Legend of Zelda foi lançado no dia 21 de Fevereiro de 1986 para o Nintendo Entertainmet System (NES).


INICIANDO UMA LENDA - A ORIGEM DO GAME

Resultado de imagem para shigeru miyamoto zelda
Shigeru Miyamoto

Era um tempo péssimo para os Games. Devido a horrível qualidade dos Games nesse começo da década de 80, os Games entraram em declínio, quase nada era vendido. O presidente da Nintendo então pediu para que Shigeru Miyamoto criasse dois jogos que revolucionassem os Games. Assim surgiu duas grandes franquias: Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. Neste último, Miyamoto baseou em sua vida quando criança. Miyamoto disse que, quando criança, ele explorava a cidade onde ele morava, encontrando até objetos durante suas expedições. Ele então criou The Legend of Zelda, na qual um garoto chamado Link explorava Dungeons, derrotava inimigos, resolvia puzzles, etc. Miyamoto já descobriu até cavernas, e colocou todo esse esquema no seu jogo que revolucionaria os Video Games.


ENREDO


Resultado de imagem para the legend of zelda nes link save impa
Link salva Impa


O Enredo é bastante simples. Um tempo atrás, monstros liderados por Ganon roubaram a Triforce do Poder para usar por si mesmo. Temendo o que Ganon poderia fazer com a Triforce, Zelda dividiu a Triforce da Sabedoria em 8 partes. Zelda então pediu para que Impa caçasse uma pessoa corajosa capaz de derrotar Ganon. Ganon descobre sobre o plano e então captura Zelda, e pede para que Impa seja caçada. No meio do caminho de sua busca, Impa se depara com os monstros de Ganon, mas é logo salva por Link, um jovem viajante. Impa contou para Link sobre Zelda, e então Link promete à Impa que irá salvar a princesa. Link deve então encontrar os pedaços perdidos da Triforce da Sabedoria para conseguir destruir Ganon, de uma vez por todas.

ENCAIXANDO NA CRONOLOGIA


Resultado de imagem para the legend of zelda timeline 2016
Imagem: Ign.com

Como pode ver na imagem, a Timeline coloca The Legend of Zelda, junto com seu sucessor Zelda II: The Adventure of Link, no fim da Timeline onde Link é derrotado por Ganon em Ocarina of Time. A colocação é bem plausível, já que em The Legend of Zelda podemos ver Hyrule em uma era de caos e declínio devido a derrota do Herói do Tempo muito tempo antes.

GRÁFICOS, JOGABILIDADE E TRILHA SONORA

Resultado de imagem para the legend of zelda gameplay

Os gráficos eram bons para a época do Game. Foi o primeiro game na qual tínhamos um mundo aberto para explorar e uma porta de entrada para outros games das gerações seguintes na qual seguiria esse tema de exploração, como GTA, Skyrim e vários outros.
A jogabilidade era simples, você usava uma espada e outros itens adquiridos ao longo da jornada para matar os inimigos e boss. Além de um mundo inteiro para explorar, você entrava em dungeons e explorava a mesma, até que encontre um caminho para cada pedaço da Triforce.

Resultado de imagem para the legend of zelda nes dungeon

As músicas também eram ótimas com as mesmas e sons que marcariam a definição de Trilha Sonora nos games de The Legend of Zelda, inclusive sua música mais famosa, que é a música que aparece em todas os games da série Zelda:

https://www.youtube.com/watch?v=ncg72VswyTs

CONCLUSÃO
The Legend of Zelda é um jogo que todo fã de Zelda precisa jogar, e pode ser o jogo que pode trazer mais fãs para a série. Se você quer começar a jogar os games de The Legend of Zelda, comece pelo jogo que iniciou uma das séries mais populares do mundo dos Games!


TRILHA SONORA__________________________________10/10
JOGABILIDADE___________________________________9/10
GRÁFICOS________________________________________7/10
FATOR REPLAY___________________________________8,5/10
TOTAL____________________________________________8,5/10

É isso aí galera, espero que tenham gostado, qualquer sugestão ou crítica deixe nos comentários abaixo e até a próxima!!!

Um comentário:

  1. Boa análise, bem completa sem ser muito longa, ainda estou jogando esse jogo, e mesmo após tantos anos de seu lançamento é um jogo bem divertido e envolvente, envelheceu bem!

    ResponderExcluir