domingo, 21 de fevereiro de 2016

ESPECIAL – 30 ANOS – The Legend of Zelda

Por: Guilherme Oliveira


No começo da década de 1980, estava acontecendo a crise dos videogames conhecida como “O Crash dos VideoGames”. Essa crise se deu pelo fato de ter games de péssima qualidade. Os videogames começaram a entrar em declínio e muito pouco deles estavam sendo vendidos. Empresas como a Atari faliram.
Shigeru Miyamoto, nascido em Sonobe (na região de Quioto) em 16 de Novembro de 1952, estava encarregado de fazer um game para os arcades dos Estados Unidos. Então veio Donkey Kong, um grande sucesso dos arcades americanos. Depois Shigeru Miyamoto precisava produzir dois games para o console 8-bit da Nintendo, o NES (Nintendo Entertainment System). O resultado veio com as duas das melhores fraquias da atualidade, com os game Super Mario Bros. e The Legend of Zelda. Super Mario Bros. é um game linear de plataforma que muitos conhecem. The Legend of Zelda foi o jogo que abriu a ideia de mundo aberto que viria aos jogos atuais. The Legend of Zelda é um jogo não linear que te oferece várias ideias de caminho até chegar nas dungeons, diferente de Super Mario Bros., que te oferece apenas um caminho para chegar ao fim da fase. Por falar em fases, em The Legend of Zelda não são fases, e sim áreas, cavernas e calabouços a serem explorados.

Resultado de imagem para shigeru miyamoto
Shigeru Miyamoto

O lançamento do console NES (Nintendo Entertainment System) e os games Super Mario Bros. e The Legend of Zelda fizeram um fim na crise e revolucionou os videogames.

NES (Nintendo Entertainment System)
            

A TRAJETÓRIA

THE LEGEND OF ZELDA
           

LANÇAMENTO: 21/02/1986 (JP)
CONSOLE: NES (Nintendo Entertainment System)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 6,51 Milhões


ZELDA II: THE ADVENTURE OF LINK

LANÇAMENTO: 14/01/1987 (JP)
CONSOLE: NES (Nintendo Entertainment System)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 4,38 Milhões


THE LEGEND OF ZELDA: A LINK TO THE PAST




LANÇAMENTO: 21/11/1991 (JP)
CONSOLE: SNES (Super Nintendo Entertainment System)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 4,61 Milhões


The Legend of Zelda: Link´s Awakening (DX)




LANÇAMENTO: 06/06/1993 (JP)
CONSOLE: Game Boy (DX: Game Boy Color)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 3,83 Milhões (DX: 2,22 Milhões)


The Legend of Zelda: Ocarina of Time (3D)


LANÇAMENTO: 21/11/1998 (JP)
CONSOLE: Nintendo 64 (3D: Nintendo 3DS)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 7,60 Milhões (3D: 3,98 Milhões)


The Legend of Zelda: Majora´s Mask (3D)




LANÇAMENTO: 27/04/2000 (JP)
CONSOLE: Nintendo 64 (3D: Nintendo 3DS)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 3,36 Milhões (3D: 2,20 Milhões)


The Legend of Zelda: Oracle of Ages/Seasons






LANÇAMENTO: 27/02/2001 (JP)
CONSOLE: Game Boy Color
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: SEASONS: 1,86 Milhões (AGES: 1,92 Milhões)


The Legend of Zelda: Four Swords


LANÇAMENTO: 14/03/2003 (JP)
CONSOLE: Game Boy Advance
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 2,70 Milhões


The Legend of Zelda: The Wind Waker (HD)




LANÇAMENTO: 13/12/2002 (JP)
CONSOLE: GameCube (HD: Nintendo Wii U)
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 4,60 Milhões


The Legend of Zelda: Four Swords Adventures




LANÇAMENTO: 18/03/2004 (JP)
CONSOLE: GameCube
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 0,81 Milhões


The Legend of Zelda: The Minish Cap



LANÇAMENTO: 04/11/2004 (JP)
CONSOLE: Game Boy Advance
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 1,42 Milhões


The Legend of Zelda: Twilight Princess



LANÇAMENTO: 02/12/2006 (JP)
CONSOLE: GameCube/Nintendo Wii
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 1,59 Milhões (GC) / 7,26 Milhões (Wii)


Link´s Crossbow Training



LANÇAMENTO: 01/05/2008 (JP)
CONSOLE: Nintendo Wii
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 3,47 Milhões


The Legend of Zelda: Phantom Hourglass



LANÇAMENTO: 23/06/2007 (JP)
CONSOLE: Nintendo DS
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 5,13 Milhões


The Legend of Zelda: Spirit Tracks



LANÇAMENTO: 23/12/2009 (JP)
CONSOLE: Nintendo DS
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 5,13 Milhões


The Legend of Zelda: Skyward Sword



LANÇAMENTO: 23/11/2011 (JP)
CONSOLE: Nintendo Wii
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 4,06 Milhões


The Legend of Zelda: A Link Between Worlds



LANÇAMENTO: 26/12/2013 (JP)
CONSOLE: Nintendo 3DS
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 2,89 Milhões


Hyrule Warriors



LANÇAMENTO: 14/08/2014 (JP)
CONSOLE: Nintendo Wii U
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 1,20 Milhões


The Legend of Zelda: TriForce Heroes



LANÇAMENTO: 22/10/2015 (JP)// 23/10/2015
CONSOLE: Nintendo 3DS
TOTAL DE CÓPIAS VENDIDAS: 0,97 Milhões (Resultado Parcial)



A CRONOLOGIA

Há muito tempo os fãs de Zelda tentavam montar uma linha cronológica que encaixasse os games de Zelda. Até que em 2011, ano dos 25 anos de Zelda, a Nintendo lança The Legend of Zelda: Skyward Sword, game que explica a origem de vários elementos presentes ao decorrer da série, e principalmente o livro Hyrule Historia, que conta sobre a cronologia oficial de Zelda.


De lá para cá mais dois jogos entraram na Timeline: A Link Between Worlds e TriForce Heroes. Ambos se posicionam após Link´s Awakening e The Legend of Zelda, sendo Triforce Heroes após os acontecimentos de A Link Between Worlds


PRODUTOS COMEMORATIVOS

A seguir uma lista de produtos que seram lançados em 2016:

*The Legend of Zelda: Twilight Princess HD


Data de Lançamento previsto para: 4 de Março (EUA)
Console: Nintendo Wii U

*Hyrule Warriors Legends


Data de Lançamento previsto para: 25 de Março (EUA)
Console: Nintendo 3DS

*The Legend of Zelda: Phantom Hourglass & Spirit Tracks (Wii U)


Data de Lançamento previsto para: Já na Nintendo eShop (Europa)
Console: Virtual Console (Wii U)

*Mangá de Twilight Princess


Data de Lançamento previsto para: 2016 (Indefinido)

*Zelda U


Data de Lançamento previsto para: 2016 (Indefinido)
Console: Nintendo Wii U


É isso galera, espero que tenham gostado e não deixem de dar uma olhada na análise do The Legend of Zelda (NES), que será publicada em breve!!!

Um comentário:

  1. É a Big N vacilou em não aproveitar o momento para uma revelação nova sobre Zelda U.

    ResponderExcluir